Negócios Sociais em Foco: o Caso da Yunus Social Business
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.102-119Palavras-chave:
Negócio Social, Yunus Social Business, Crise, Desigualdades.Resumo
Em um contexto global marcado pela instabilidade e pela crise, questiona-se a abordagem exclusivamente economicista das organizações, uma vez que as empresas motivadas exclusivamente pelo lucro acabam contribuindo para o agravamento da concentração de poder e riqueza e para o aprofundamento das desigualdades, pobreza e degradação ambiental. Ao considerar a relevância do papel das organizações na sociedade contemporânea, emerge a importância de compreender modelos organizacionais capazes de contribuir para a mitigação dos problemas sociais vigentes. O foco deste artigo são empreendimentos que têm como principal propósito resolver um problema social utilizando métodos de negócios. Desse modo, este artigo tem como objetivo descrever a aceleradora de negócios sociais Yunus Social Business (YSB) e sua forma de atuação no contexto mundial. Optou-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo com a utilização de análise documental. São descritas as formas de atuação desses empreendimentos, regiões de atuação e alguns resultados alcançados. A relevância da YSB é reconhecida, no entanto, problematiza-se se a atuação dos negócios sociais siga uma lógica paliativa, contribuindo localmente para a mitigação dos problemas sociais sem alterar as mesmas estruturas causadoras de tamanhas crises.
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