Estereótipos e Imagem de Produtos do Brasil e da Alemanha a Partir da Percepção de Brasileiros e Alemães
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.585-620Palavras-chave:
Estereótipos, Efeito País de Origem, Imagem de Produto, Imagem de País, Percepção dos ConsumidoresResumo
Com o objetivo de contribuir com estudos de percepção e imagem de país, este trabalho buscou identificar a percepção de alemães em relação ao Brasil e seus produtos, assim como a percepção de brasileiros em relação à Alemanha e seus produtos, traçando um paralelo com a percepção de brasileiros e de alemães quanto aos seus próprios países. Para isso, foram aplicados questionários com questões de perfil e questões dispostas em uma escala de avaliação de imagem de país e de produto, com o intuito de identificar a percepção dos respondentes em relação ao contexto avaliado. Após a análise de dados, observou-se que uma imagem positiva foi atribuída ao brasileiro e uma imagem negativa aos aspectos sociais do Brasil, tendo os brasileiros uma percepção menos positiva do Brasil que os alemães. A imagem da Alemanha em geral foi positiva, com destaque aos aspectos sociais como nível de ensino e padrões sociais e de vida considerados elevados, tendo o brasileiro uma percepção mais positiva da Alemanha do que os próprios alemães. A imagem do produto brasileiro de modo geral foi menos positiva, com percepção negativa em aspectos de tecnologia, prestígio, preço, promoção e distribuição. A imagem do produto alemão foi mais positiva, destacando aspectos relacionados à tecnologia, precisão e qualidade, ao prestígio e ao valor percebido.
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