Relacionamento entre Multinacionais e Parceiros na Perspectiva de Inovações em Gestão na Cadeia de Valor
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.25-44Palavras-chave:
Competências territoriais, competências territoriais, Inovações em gestão, inovações em gestão, Relacionamento entre organizações, relacionamento inter-organizacional, Aprendizagem interativa, aprendizagem interativa.Resumo
Este estudo teve como objetivo propor um modelo teórico-conceitual e validá-lo por meio de pesquisa empírica, em que se buscou evidências se as corporações multinacionais contribuem para o aumento da inovatividade de seus fornecedores e parceiros nas localidades onde se estabelecem. A construção do modelo partiu da noção de competências territoriais (PITTERI, 2012) e suas relações com inovações em gestão, na perspectiva de quatro dimensões: (1) relações eficazes entre empresas; (2) flexibilidade nas práticas de gestão internas e externas; (3) preservação de recursos esgotáveis e meio ambiente; (4) aprendizagem interativa. Trata-se de estudo teórico-empírico, exploratório e essencialmente qualitativo. A validação do modelo teórico-conceitual foi efetuada na região entre Campinas e Sorocaba. Foram utilizados dois procedimentos metodológicos em três fases distintas. Os resultados sugerem que o modelo teórico se mostrou adequado, contribuindo no entendimento das relações entre as multinacionais e parceiros na produção de inovações em gestão. Foi possível identificar que as multinacionais contribuem para o aumento da inovatividade das empresas locais, porém, essas também transferem conhecimento às multinacionais, especialmente nos aspectos relacionados às políticas sociais, econômicas e culturais, bem como às barreiras regulatórias das localidades onde se estabelecem. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação da pesquisa de campo em localidades que se caracterizam como polos econômicos, a fim de se efetuar análises comparativas entre as mesmas. A partir dessas referências, abre-se um campo interessante para proposições de políticas públicas com foco nas realidades regionais, voltadas ao seu desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.