O Barômetro da Sustentabilidade Aplicado ao Município de Taubaté-SP

Autores

  • Evandro Luiz de Oliveira UNITAU - Universidade de Taubaté
  • Edson Aparecida Querido Oliveira Professor Doutor, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Monica Franchi Carniello Professora Doutora no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.230-264

Palavras-chave:

barômetro da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidade

Resumo

A sociedade contemporânea tem apresentado uma preocupação crescente com o impacto ambiental provocado pelo desenvolvimento econômico e tecnológico.  Em consequencia dessa preocupação, e de pesquisas que indicam a possibilidade de existirem impactos negativos como consequencia da utilização intensa dos recursos naturais.  A comunidade científica, em conjunto com a sociedade, os governos e as organizações, desenvolveu o conceito de desenvolvimento sustentável, bem como, algumas metodologias para avaliar o nível de sustentabilidade local, nacional ou do planeta. A partir deste contexto, o objetivo desse artigo, é por meio de pesquisa bibliográfica e documental, contribuir para a reflexão sobre o que é sustentabilidade e a metodologia Barômetro da Sustentabilidade (BS). Complementar ao estudo bibliográfico apresenta-se uma a aplicação da metodologia BS ao município de Taubaté-SP, por meio da coleta, tabulação e análise quantitativa e qualitativa de diversas fontes. A análise dos dados coletados de acordo com a metodologia BS, indica que o município de Taubaté-SP encontra-se num patamar de quase sustentável.

Biografia do Autor

Evandro Luiz de Oliveira, UNITAU - Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimnto Regional pela Universidade de Taubaté e professor nos curso de MBA do Programa de Pós Graduação em Administração da UNITAU.

Edson Aparecida Querido Oliveira, Professor Doutor, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professor Doutor, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da Universidade de Taubaté (UNITAU)

Monica Franchi Carniello, Professora Doutora no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professor Doutora no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da Universidade de Taubaté (UNITAU) e Editora executiva da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (ISSN 1809-239X)

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

Oliveira, E. L. de, Oliveira, E. A. Q., & Carniello, M. F. (2015). O Barômetro da Sustentabilidade Aplicado ao Município de Taubaté-SP. Desenvolvimento Em Questão, 13(30), 230–264. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.230-264

Edição

Seção

Artigos