Desenvolvimento Socioeconômico e Cooperativismo de Crédito no Município de Concórdia/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.308-323

Palavras-chave:

Cooperativas. Desenvolvimento. Cooperação. Economia.

Resumo

Diante da organização e da conjuntura política, social, e, principalmente econômica mundial, o cooperativismo apresenta-se como uma das possibilidades para reduzir os processos excludentes do modo de produção capitalista. Assim, apresenta-se, também, como possibilidade de inclusão social e econômica nos processos de produção, distribuição e consumo. O Cooperativismo de crédito se apresenta de forma crescente no Brasil, especialmente na região Sul do país. A pesquisa foi desenvolvida no município de Concórdia-SC, com o objetivo de avaliar os avanços do cooperativismo de crédito no município e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de pesquisa de campo descritiva, com a aplicação de questionário nas cooperativas de crédito. Os resultados demonstram que as contribuições das cooperativas de crédito para o desenvolvimento local estão centradas em quatro categorias, quais sejam: (i) ações sociais; (ii) formação de capital humano; (iii) empreendedorismo; (iv) finanças pessoais. Além disso, conclui-se que o sistema cooperativista de crédito está contribuindo significativamente na geração de trabalho, distribuição de renda, e, consequentemente, com o desenvolvimento local e regional. 

Biografia do Autor

Bruno Pilatti Rovani, Universidade do Contestado (UnC)

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (UnC), Campus Concórdia. 

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado (UnC)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) - Campus Canoinhas-SC.

Fernando Maciel Ramos, Universidade do Contestado (UnC)

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor da Universidade do Contestado (UnC).

Letícia Paludo Vargas, Universidade do Contestado (UnC)

Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Universidade do Contestado (UnC). Campus Canoinhas-SC.

Downloads

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Rovani, B. P., Marchesan, J., Ramos, F. M., & Vargas, L. P. (2020). Desenvolvimento Socioeconômico e Cooperativismo de Crédito no Município de Concórdia/SC. Desenvolvimento Em Questão, 18(52), 308–323. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.308-323