O Inovar-Auto e sua contribuição para o desenvolvimento do setor automotivo – Uma análise com foco regional no Rio Grande do Sul
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.237-272Mots-clés :
Inovar-Auto. Setor automotivo. Política Industrial. Desenvolvimento.Résumé
O Inovar-Auto (IA) é um programa criado pelo governo federal brasileiro para estimular o desenvolvimento de tecnologias, inovação, qualidade, segurança e eficiência energética dos veículos produzidos localmente assim como das indústrias relacionadas ao fornecimento de componentes para a produção de veículos. Este trabalho buscou analisar as transformações provocadas pelo IA através de uma análise da mesma em comparação com políticas anteriores para o desenvolvimento do setor e a identificação dos investimentos anunciados para o setor, dentro de um recorte nacional e de um recorte regional no Estado do Rio Grande do Sul. O recorte regional contou ainda com a análise de um dos projetos anunciados de forma a identificar as motivações para a escolha regional e os potenciais impactos que pode-se esperar do investimento. Através de uma pesquisa teórico-empírica, foi possível constatar que, apesar de se tratar de uma política recente, houve uma aceleração no anúncio de investimentos para o setor e há boas perspectivas para o desenvolvimento do mesmo. Entretanto, pelas características do programa é possível que a capacidade efetivação de inovação nas empresas através de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento não se torne de fato efetiva. Enquanto isto, no Rio Grande do Sul, observou-se uma pequena parcela de investimentos decorrente de sua restrita atratividade, o que leva a potencial de impactos positivos no que tange ao segmento de veículos pesados apenas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.