Evidenciação do Valor Justo de Ativos Financeiros das Empresas Listadas na BM&FBOVESPA
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.318-347Mots-clés :
Ativos financeiros, Evidenciação, CPC 40, Valor justoRésumé
Esta pesquisa tem por objetivo mensurar o nível de evidenciação das informações relativas ao valor justo dos instrumentos financeiros exigidas pelo CPC 40 das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. O estudo caracteriza-se como descritivo e foi conduzido por meio de análise documental e abordagem quantitativa. A população é composta por 255 observações, sendo 127 empresas em 2010 e 128 em 2011. A amostra compreendeu 251 observações, sendo 125 empresas de 2010 e 126 de 2011. Para coleta dos dados foi elaborado um check list composto por 13 itens, com base no Pronunciamento Técnico CPC 40. Foi utilizada a análise de conteúdo das notas explicativas dos anos de 2010 e 2011 das empresas. Os resultados da pesquisa mostram que a evidenciação média das empresas foi de 36,62% em 2010 e de 40,35% em 2011. Em ambos os anos houve empresas que atenderam por completo aos itens analisados e empresas que não evidenciaram nenhum item. Os setores com maior e menor índice de evidenciação nos anos de 2010 e 2011 foram, respectivamente, o setor de “Petróleo, Gás e Biocombustíveis” e “Financeiro e Outros”. Conclui-se que o nível de evidenciação das empresas do segmento do Novo Mercado listada na BM&FBovespa, apesar de ter apresentado uma evolução no período analisado, pode ser considerado baixo.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.