Influência dos Covenants no Gerenciamento de Resultados por Atividades Operacionais
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12194Mots-clés :
Covenants, Gerenciamento de Resultado por Atividades Operacionais. Empresas Brasileiras.Résumé
Considerando que o volume de captação de recursos por meio do mercado de capitais é superior à captação pelo mercado de ações, percebe-se a importância do financiamento das empresas por intermédio do capital de terceiros. Isso mostra a importância de se investigar os contratos de dívida bem como a relação entre os tomadores de empréstimos e credores. O objetivo desta pesquisa é verificar a influência dos covenants no gerenciamento de resultados por atividades operacionais das empresas listadas na B3. O gerenciamento de resultados por atividades reais foi visto de duas formas: por manipulação no nível de produção e por gerenciamento do fluxo de caixa. A amostra foi composta por 405 observações num período de cinco anos. Foram identificadas as empresas da amostra que declararam possuir covenants em suas notas explicativas. Utilizou-se a análise de dados em painel para identificar a influência dos covenants no gerenciamento de resultado por atividades operacionais. Os principais resultados indicaram que os covenants não influenciam o gerenciamento de resultado por meio de atividades operacionais. Por outro lado, o modelo de gerenciamento por ajustamento no fluxo de caixa foi o que apresentou melhores resultados de maneira geral.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Desenvolvimento em Questão 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).