Redes de Colaboração para Promoção de Coleta Seletiva com Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis: Cenários de Articulação em São Carlos-SP
COLLABORATIVE NETWORKS FOR SELECTIVE COLLECTION PROMOTION WITH SOCIAL INCLUSION OF RECYCLABLE WASTE PICKERS: ARTICULATION SCENARIOS IN SÃO CARLOS-SP
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.10937Mots-clés :
Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, Coleta Seletiva, Redes de colaboraçãoRésumé
As políticas públicas municipais de resíduos sólidos não têm acompanhado as proposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os catadores de materiais recicláveis, comumente alinhados a princípios da economia solidária, encontram dificuldade em se inserir nos projetos de coleta seletiva. Considerando que a articulação de apoiadores em rede pode contribuir para superar essa problemática, objetiva-se caracterizar as iniciativas de apoio ao programa de coleta seletiva de São Carlos-SP e à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos-SP (Coopervida) e identificar suas estratégias de articulação. Realizou-se revisão bibliográfica e análise documental e as informações foram sistematizadas em quatro cenários de análise. Observou-se a ocorrência de diversas estratégias de articulação em rede, que contribuíram para o desenvolvimento do programa de coleta seletiva e manutenção da Coopervida, bem como a presença de instituições vinculadas à economia solidária em todos os cenários. O município ainda precisa avançar no estabelecimento de políticas públicas de resíduos sólidos com participação popular.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.