O Trabalho Imaterial do Designer e a Sustentabilidade: impasses

Autores

  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Maria da Rocha Périgo Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.297-316

Palavras-chave:

Designer; Trabalho imaterial; Consumo; Sustentabilidade; Resistência

Resumo

A história do design acompanhou a história do desenvolvimento das indústrias, cabendo aos profissionais dessa área projetar objetos, desenvolver peças gráficas e organizar processos que favorecessem a produção e o consumo de mercadorias. Atento a esse contexto, o presente estudo teve por objetivo compreender a importância do trabalho imaterial do designer, bem como as possibilidades de sua vinculação com a sustentabilidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, da qual participaram quatro designers vinculados a dois estúdios localizados em uma cidade do norte do estado do Paraná, que relataram suas experiências profissionais e seus vínculos com o meio ambiente. Os resultados demonstraram que a profissão do designer encontra várias maneiras de conectar-se com a preservação da natureza, mas diversas são as dificuldades para expandir esse vínculo. Ao final da pesquisa constatou-se que o trabalho do designer ocorre em meio a uma série de impasses que envolvem as demandas de produção das empresas. Mas não se reduz a elas, podendo também trazer para o cotidiano de suas atividades uma preocupação efetiva com a natureza, com o meio ambiente e com os seres humanos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ana Maria da Rocha Périgo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Aluna do curso de mestrado em Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2020-04-24

Como Citar

Mansano, S. R. V., & Périgo, A. M. da R. (2020). O Trabalho Imaterial do Designer e a Sustentabilidade: impasses. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 297–316. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.297-316

Edição

Seção

Artigos