A Influência das Redes de Cooperação no Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.259-294Palabras clave:
Redes de Cooperação, Desenvolvimento, Micro e Pequenas Empresas (MPEs)Resumen
A competitividade acirrada e a necessidade de melhores posições no mercado têm levado micro e pequenas empresas à formação de redes de cooperação interempresarial, tendo como meta se manterem no mercado competitivo pelo compartilhamento de recursos e conhecimento. De tal modo, este artigo teve por objetivo investigar possíveis influências de redes de cooperação no desenvolvimento de micro e pequenas empresas na cidade de Maceió-AL, a partir da perspectiva dos dirigentes dessas redes. Assim, em um estudo ex-post-facto, de cunho exploratório, foram entrevistados os CEOs (Chief Executive Officers) de quatro grandes redes da região, em que, através do software Alceste foram realizadas análises de conteúdo informatizadas com o apoio de técnicas estatísticas de χ2 (coeficiente de associação) e Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados mostram que as redes têm gerado renda com o incentivo à criação de empregos e melhorado a qualificação produtiva das empresas por meio da promoção de cursos e capacitações, o que têm fortalecido os pequenos mercados, tendo um papel fundamental no desenvolvimento econômico local. Apesar disso, a formação de redes na região tem sido contingente à situação, uma vez que a consolidação no mercado competitivo não se consegue apenas com iniciativas individualizadas. Isto é, os empresários tendem às parcerias, porém de maneira imatura, sem a preocupação com elementos estratégicos, tendo-se as redes como um refúgio para a sobrevivência organizacional ou para apoios financeiros, subsídios ou financiamentos.
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