O Agronegócio Brasileiro e as Novas Regras de Aceso ao Mercado da União Européia

Autori

  • Jean-Yves Carfantan
  • Argemiro Luís Brum

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.8.119-157

Abstract

O presente artigo procura avaliar o comportamento do varejo europeu e o papel que o mesmo vem assumindo como agente intensificador e coordenador da qualidade de alimentos nos mercados do principal bloco do planeta, fato que se torna seletivo, atingindo o agronegócio brasileiro. Dessa forma, um dos setores mais importantes da economia brasileira vê-se diante de novos desafios mercadológicos e novos sistemas de barreiras comerciais não-tarifárias, agora na dimensão da qualidade, certificação e rastreabilidade dos produtos primários que exporta. Neste trabalho procurar-se-á analisar a estratégia de certificação das grandes empresas varejistas européias no intuito de obter um entendimento mais aprofundado das exigências que serão impostas num futuro próximo aos fornecedores brasileiros.

Biografie autore

Jean-Yves Carfantan

Profesor da École Superieure d'Agronomie d'Angers (França). representante no Brasil da Fédération des Ecoles Supérieures d'Ingénieurs en Agriculture - Fesia.

Argemiro Luís Brum

Doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França). Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento da Unijui.

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-10-20

Come citare

Carfantan, J.-Y., & Brum, A. L. (2011). O Agronegócio Brasileiro e as Novas Regras de Aceso ao Mercado da União Européia. Desenvolvimento Em Questão, 4(8), 119–157. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.8.119-157

Fascicolo

Sezione

Artigos