Fatores que Impactam no Insucesso de Micro e Pequenas Empresas Brasileiras do Setor Metalmecânico
CRITICAL FACTORS FOR THE FAILURE OF SMALL METALWORKING COMPANIES IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11111Palabras clave:
Insucesso empresarial, Micro e pequenas empresas, Desempenho organizacionalResumen
Empresas de micro e pequeno porte contribuem para o bem-estar do local onde estão inseridas, na medida em que geram empregos, introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico. A função social e a importância econômica das empresas de micro e pequeno porte, bem como as vulnerabilidades que ocasionam seu insucesso, são colocadas em evidência neste estudo. Com base em pesquisas acerca dos fatores que contribuem para o insucesso de pequenos negócios no Brasil e no exterior, a presente pesquisa teve como objetivo investigar quais são os fatores ligados ao insucesso de empresas de micro e pequeno porte do setor metalmecânico localizadas na Serra Gaúcha, no sul do Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade e aplicados roteiros básicos de questões a especialistas que possuem experiência relacionada aos aspectos financeiros, estratégicos, operacionais e mercadológicos de micro e pequenas empresas. Os resultados indicam que os fatores críticos para o insucesso de micro e pequenas empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha estão concentrados em temas como a fraqueza na elaboração e na disseminação do seu planejamento, o desequilíbrio financeiro, as dificuldades com a precificação de produtos e com o controle de estoques, e a falta de investimento em estratégias de marketing e inovação. Este estudo pode contribuir para minimizar a carência de pesquisas relacionadas ao assunto, além de fornecer um aprofundamento sobre as melhores práticas na condução de micro e pequenas empresas, auxiliando a evitar o encerramento precoce de suas atividades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.