O Fazer Científico a Partir dos Grupos de Pesquisa da Área da Administração: em busca da criatividade de Celso Furtado

Autores

  • Raphaela Reis Conceição Castro Silva Instituto Federal do Rio de Janeir (IFRJ)
  • Luis Moretto Neto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.55-74

Palavras-chave:

Administração; Produção Científica; Desenvolvimento; Consciência Crítica.

Resumo

A Administração caminha junto a modernização da sociedade. Por isso, a ciência da Administração é vista como voltada às organizações privadas, o que é não natural e negligencia a realidade desta atividade. Este estudo coloca a ciência da Administração visando a sociedade e não as empresas capitalistas, com foco nos grupos de pesquisa de Administração vinculados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com a intenção de apropriar e re-situar as universidades públicas para resolução coletiva de problemas sociais, ligando-as com a criatividade de Celso Furtado. Esse trabalho visa, então, identificar a convergência entre tais produções e o conceito de criatividade humana. Para analisar os fatores descritos, foram mapeados os grupos de pesquisa em Administração cadastradas no CNPq, localizados na UFMG. O mapeamento dos grupos foi facilitado devido ao acesso das informações contidas no sítio eletrônico da CNPq, onde um total de 19 grupos e 324 artigos se adequaram aos elementos estruturantes deste estudo. Após a análise de conteúdo dos artigos, apenas um grupo de pesquisa, dentro da amostra selecionada, apresentou convergência com o conceito de desenvolvimento e criatividade humana, levando à hipótese inicial de que pouco é feito para modificar a realidade periférica a partir da ciência.

Biografia do Autor

Raphaela Reis Conceição Castro Silva, Instituto Federal do Rio de Janeir (IFRJ)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal do Rio de Janeir (IFRJ).

Luis Moretto Neto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (Aposentado). Atualmente é professor do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Silva, R. R. C. C., & Moretto Neto, L. (2020). O Fazer Científico a Partir dos Grupos de Pesquisa da Área da Administração: em busca da criatividade de Celso Furtado. Desenvolvimento Em Questão, 18(52), 55–74. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.55-74