Comprometimento e Entrincheiramento Organizacional e suas relações com o Engajamento no Trabalho: um estudo com servidores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino

Autores

  • André da Silva Pereira Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Dionara Dorneles Lopes Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.139-158

Palavras-chave:

Comprometimento organizacional, Entrincheiramento organizacional, Engajamento no trabalho

Resumo

Este estudo teve como objetivos (i) identificar os níveis de comprometimento organizacional, entrincheiramento organizacional e engajamento no trabalho e (ii) analisar a relação entre o comprometimento organizacional, entrincheiramento organizacional e engajamento no trabalho dos servidores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino. A pesquisa foi realizada com 79 servidores Técnico–Administrativos, ocupantes de diversos cargos, pertencentes a uma Institutos Federais de Ensino, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é descritiva, com emprego de abordagem metodológica quantitativa, e para a coletada de dados utilizou-se o um questionário com questões fechadas, para investigar os níveis de comprometimento organizacional, entrincheiramento organizacional e engajamento no trabalho e suas dimensões. Os resultados encontrados apontam um nível alto de comprometimento, mediano de entrincheiramento e de engajamento no trabalho dos servidores. Com relação as correlações os resultados deste estudo apontaram uma correlação positiva e significativa do comprometimento e do engajamento no trabalho principalmente com a dimensão dedicação, já com o entrincheiramento os resultados apontaram uma correlação negativa e significante com o engajamento no trabalho, sendo os resultados mais significantes com a dimensão de limitações de alternativas.

Biografia do Autor

André da Silva Pereira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Dionara Dorneles Lopes, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Especialialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluna de Mestrado em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Pereira, A. da S., & Lopes, D. D. (2019). Comprometimento e Entrincheiramento Organizacional e suas relações com o Engajamento no Trabalho: um estudo com servidores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 139–158. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.139-158

Edição

Seção

Artigos