Identificação do Nível de Contribuição das Universidades para o Desenvolvimento através da Inovação: uma proposta de métrica

Autores

  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Dayanna dos Santos Costa Maciel Universidade Federal da Paraíba/CCSA/PPGA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.103-120

Palavras-chave:

Universidade, Inovação, Desenvolvimento regional

Resumo

O objetivo do artigo é propor uma métrica de mensuração do nível de contribuição de uma universidade para o desenvolvimento regional através da inovação. A pesquisa realizada tem cunho teórico e foi adotado como procedimento metodológico a revisão sistemática da literatura do tipo integrativa, sendo esta realizada na literatura nacional e internacional dos últimos 10 anos que considera a relação existente entre universidade, inovação e desenvolvimento regional. Como  resultado são apresentados abordagens e modelos específicos, com foco nas proposições da Tripla Hélice (ETZKOWITZ; ZHOU, 2017) e de Produtos Universitários (LENDEL; QIAN, 2017) , em seguida, uma proposta de métrica que possibilita identificação e análise mais apurada do nível  de contribuição das universidades para o desenvolvimento regional através da inovação. Conclui-se que a principal contribuição deste artigo consiste em apresentar um caminho para que se possa medir e/ou classificar as contribuições que a universidade para o desenvolvimento econômico regional através da inovação.

Biografia do Autor

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFSC, Mestre e graduado em Administração de Empresas pela UFPB. Professor Titular em Adminsitração da UFCG, Líder de grupo de pesquisa cadstrado em diretório de grupos do CNP, Bolsista prodtividade CNPq.

Dayanna dos Santos Costa Maciel, Universidade Federal da Paraíba/CCSA/PPGA

Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Aluna de Mestrado em Administração na Universidade Federal de Paraíba(UFPB). Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia (GEGIT).

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Cândido, G. A., & Maciel, D. dos S. C. (2019). Identificação do Nível de Contribuição das Universidades para o Desenvolvimento através da Inovação: uma proposta de métrica. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 103–120. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.103-120

Edição

Seção

Artigos