Inovação como Estratégia de Diferenciação: Produção de Vinho Kosher no Vale dos Vinhedos

Autores

  • Suélen Bebber Universidade de Caxias do Sul
  • Ana Paula Graciola Universidade de Caxias do Sul
  • Ariane Vanessa de Oliveira de Souza Universidade de Caxias do Sul
  • Cristine Hermann Nodari Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.202-230

Palavras-chave:

Inovação, Diferenciação, Vinho Brasileiro, Vinho Kosher, Vale dos Vinhedos.

Resumo

A inovação proporciona às empresas desenvolvimento, crescimento, bem como aumento dos lucros sustentáveis no mercado competitivo. Inovar constantemente coloca as empresas em posições de liderança, de modo a gerar lucros a partir da diferenciação. Neste cenário, a certificação de produtos kosher, em especial, os vinhos abordados neste estudo, garante que os produtos alimentícios passaram por processos regidos, com diretrizes e regulamentos religiosos que orientam o consumo. Portanto, em meio a esta complexidade, é considerado um produto diferenciado. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi descrever como ocorreram as inovações na produção do vinho Kosher em uma vinícola do Vale dos Vinhedos. Para este estudo foi realizado um estudo de caso, com entrevista em profundidade, baseada em um roteiro básico de entrevista, e com a aplicação da técnica de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Os resultados mostram que a vinícola busca fontes de conhecimento externas, por meio do contato próximo com os clientes e da sua política comercial, assim como a visão ampla da gestão da empresa em buscar compreender diferentes culturas e proporcionar produtos diferenciados à seus clientes, o que garante alento a inovações e contribue para manter vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Suélen Bebber, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul. Mestranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (Bolsista integral).

Ana Paula Graciola, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul. Mestranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (Bolsista integral).

Ariane Vanessa de Oliveira de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Administração pela UNOPAR. Mestranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Cristine Hermann Nodari, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Professora Titular na Universidade Potiguar, UnP.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Pós Doutor em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha. Professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul.

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração de Empresas pela Université de Sherbrooke, USherbrooke, Canadá. Professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2016-11-30

Como Citar

Bebber, S., Graciola, A. P., de Souza, A. V. de O., Nodari, C. H., Olea, P. M., & Dorion, E. C. H. (2016). Inovação como Estratégia de Diferenciação: Produção de Vinho Kosher no Vale dos Vinhedos. Desenvolvimento Em Questão, 14(37), 202–230. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.202-230