Observando a Dinâmica Territorial do Emprego e do Deslocamento para Trabalho na Região do Vale do Rio Pardo-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.186-209

Palavras-chave:

Emprego: Deslocamento Pendular para trabalho; Dinâmica Territorial; Desenvolvimento Regional; Vale do Rio Pardo.

Resumo

A análise da dinâmica territorial do emprego e dos deslocamentos pendulares para trabalho no espaço intrarregional auxilia na compreensão do desenvolvimento territorial de uma dada região. Nesse artigo, analisamos como se apresenta, nos últimos anos, a dinâmica do emprego e dos deslocamentos pendulares entre os municípios da região do Vale do Rio Pardo, localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul.  A região apresenta desiguais níveis de dinamismo econômico entre seus municípios e está verticalmente integrada ao mercado global de tabaco. Os dados secundários utilizados foram obtidos junto ao IBGE (2010) e ao CAGED (2010). A organização dos dados, com base no uso de gráficos, tabelas e mapas temáticos possibilitou a análise da dinâmica temporal e espacial do emprego e dos deslocamentos pendulares para trabalho no território regional, através da identificação dos distintos níveis de centralidade econômica e dos fluxos de deslocamento pendular para trabalho no território regional. Observa-se que tal dinamismo não é espacialmente homogêneo através da concentração do emprego na cidade média de Santa Cruz do Sul e da sua desigual distribuição espacial no território, promovendo fluxos pendulares para o trabalho com diferentes intensidades e conteúdos entre os municípios da região.

Biografia do Autor

Rogério Leandro Lima da Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Geógrafo. Doutor em Geografia Humana pela UFSC. professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul

Daniel Claudy da Silveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui)

Doutor em Desenvolvimento regional (PPGDR/UNISC), Mestre em Economia e Desenvolvimento (UFSM/PPGE&D). Economista (UNIJUÍ). Corecon/RS 7707. Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Cominicação (DACEC) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Grazielle Betina Brandt, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Publicidade e Propaganda (UNISC). Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UNISC), Doutora em Desenvolvimento Regional (Universidade do Quebéc)Professora do Depratamento de Comunicação Social e do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Verenice Zanchi, UDC - Centro Universitário Dinâmica das Cataratas

Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior (2002). Especialista em Gestão Empresarial (2004). Doutora e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2019 e 2013). Docente e pesquisadora do Departamento de Administração e do Departamento de Ciências Contábeis da UDC.

Vinicios Gonchoroski de Oliveira

 Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc – RS

Downloads

Publicado

2020-04-24

Como Citar

Lima da Silveira, R. L., Silveira, D. C. da, Brandt, G. B., Zanchi, V., & de Oliveira, V. G. (2020). Observando a Dinâmica Territorial do Emprego e do Deslocamento para Trabalho na Região do Vale do Rio Pardo-RS. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 186–209. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.186-209

Edição

Seção

Artigos