Inter-organizational Trust: definitions, elements and operationalization

Autores

  • Serje Schmidt Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.71-83

Palavras-chave:

confiança interorganizacional, elementos estruturantes, operacionalização, relações interorganizacionais.

Resumo

O gerenciamento da confiança representa um desafio relevante para gestores em contextos nos quais a adoção de comportamentos que priorizam a satisfação de objetivos individuais é priorizada em relação àqueles direcionados ao bem social. Neste ensaio teórico, é proposta uma revisão de autores seminais e contemporâneos sobre confiança interorganizacional. São identificados elementos estruturantes deste fenômeno, que permitem sua análise quanto à relevância de sua contribuição aos relacionamentos interorganizacionais baseados em confiança. Ainda, são revistos os principais autores que discutem como operacionalizar este construto para observar relacionamentos entre organizações. Neste artigo, elaborado na forma de um ensaio teórico, é possível apontar caminhos para um futuro modelo teórico sobre confiança interorganizacional.

Biografia do Autor

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Doutor em Economía de Lempresa pela Universitat de Les Illes Balears, Espanha. Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.  Professor do mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Schmidt, S., & Schreiber, D. (2019). Inter-organizational Trust: definitions, elements and operationalization. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 71–83. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.71-83

Edição

Seção

Artigos