Aprendizagem Interorganizacional em Arranjo Produtivo Local: proposição de esquema conceitual analítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.26-43

Palavras-chave:

Aprendizagem interorganizacional, Arranjo produtivo local, Arranjo Produtivo Local, Relações interorganizacionais., Relações interorganizacionais

Resumo

As relações interorganizacionais ganham espaço na economia mundial, dentre as quais se destacam os arranjos produtivos locais (APLs). Em tais configurações, as relações estabelecidas entre os diferentes agentes tendem resultar em interação e aprendizagem, exigindo melhor compreensão do processo da aprendizagem interorganizacional (AIO), que se torna tema relevante de investigação, sobretudo, por se tratar de um fenômeno complexo, emergente e ainda em formação, principalmente, em APLs. Portanto, este trabalho de pesquisa de natureza argumentativa tem como objetivo buscar melhor compreensão do processo da AIO em contexto de APL, a partir da proposição de um esquema conceitual analítico. A proposição poderá ser útil para diversas configurações que mantêm relações interorganizacionais horizontais, sobretudo APLs, em razão do direcionamento para tal. Acredita-se estar colaborando para com a melhor compreensão e o desenvolvimento da AIO nos mais diferentes APLs existentes, trazendo vantagens principalmente para as micro e pequenas empresas, possibilitando também a intensificação do desenvolvimento socioterritorial, e não apenas com o olhar econômico. Assim, entende-se que as contribuições aqui apresentadas podem permitir avanços, estabelecer novas fronteiras e abrir novas linhas de pesquisas. 

Biografia do Autor

Anelise Rebelato Mozzato, Universidade de Passo Fundo - UPF

Psicóloga (UPF). Especialista em Gestão Empresarial (UFSC/UPF). Mestre em Educação (UPF). Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Claudia Cristina Bitencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Rebelato Mozzato, A., & Bitencourt, C. C. (2018). Aprendizagem Interorganizacional em Arranjo Produtivo Local: proposição de esquema conceitual analítico. Desenvolvimento Em Questão, 16(45), 26–43. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.26-43

Edição

Seção

Artigos