A Cultura Carnavalesca da Bomba do Hemetério como Recurso Econômico

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Edilange Luiz Pereira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.484-517

Palavras-chave:

Cultura carnavalesca. Bomba do Hemetério. Desenvolvimento local. Pós-desenvolvimento. Análise de Discurso Foucaultiana.

Resumo

Contemporaneamente, a cultura tem sido considerada uma questão central nas políticas públicas, tendo em vista o seu reconhecimento para a promoção do desenvolvimento econômico. Na condição de um território expandido que agrega uma diversidade de agremiações carnavalescas consideradas de fundamental importância para o Carnaval de Pernambuco, a Bomba do Hemetério recebeu um programa de desenvolvimento local realizado a partir da articulação conjunta do poder público, da iniciativa privada e de instituições não governamentais. Com base na perspectiva teórica do Pós-Desenvolvimento, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar que discursos caracterizam a cultura carnavalesca da Bomba do Hemetério como recurso de desenvolvimento local. Para tal, coletamos dados documentais sobre o programa em questão, que foram interpretados por meio da Análise de Discurso Foucaultiana. Os resultados apontam para como a cultura local é preservada por meio dos saberes que a embasa, ao tempo em que esta mesma cultura é entendida como uma fonte de sobrevivência para a comunidade local.

Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

André Leão holds a PhD degree in Management from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Management Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Management Graduate Program (Propad/UFPE). He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc reviewer for CNPq, Capes and several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on brands and consumer culture. His current research focus is on the entertainment industry, considering both media products and the activities and productions of its fans, under a post-structuralist perspective, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927916631597710).

Edilange Luiz Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE)

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Leão, A. L. M. de S., & Pereira, E. L. (2017). A Cultura Carnavalesca da Bomba do Hemetério como Recurso Econômico. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 484–517. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.484-517

Edição

Seção

Artigos