As Fraudes na Cadeia Produtiva do Leite: Um Estudo de Caso na Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul sob a Luz da Nova Economia Institucional

Autores

  • Patricia Eveline dos Santos Roncato Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Marco Antonio Roncato
  • Ana Paula Schervinski Villwock Engenheira Agrônoma. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.295-318

Palavras-chave:

custos de transação, oportunismo, leite e fraudes.

Resumo

Nos últimos anos a cadeia produtiva do leite vem apresentando aumento da carga tributária no setor, aumento dos custos de produção, fraudes e adulterações no produto. Nos anos de 2013 e 2014 foram identificados adulteração na composição do leite, sendo registrados pelo Ministério Público casos de agentes que tiveram prisão preventiva, acusados de crime de adulteração de alimentos utilizando-se de uma situação oportunista. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar as consequências da adulteração do produto identificado na operação “Leite Compensado” para os produtores e indústria de leite na região fronteira noroeste do estado do Rio Grande do Sul sob a luz da nova economia institucional. O estudo de caso foi realizado em três municípios, Boa Vista do Buricá, Horizontina e Três de Maio, por meio de entrevistas com representantes de instituições, Emater/RS e gerentes de empresas de resfriamento e indústria de processamento de leite da região. Os resultados encontrados demonstram um aumento dos custos de transação devido ao comportamento oportunista num dos elos da cadeia do leite, diminuindo a frequência e aumentando as incertezas dos produtores de leite e gerando prejuízos tanto para o produtor, quanto para a indústria e os consumidores. Com isso, é possível evidenciar sobre a necessidade dos agentes institucionais analisarem a cadeia e promover ações para reorganizar o setor e retomar a credibilidade no mercado.

Biografia do Autor

Patricia Eveline dos Santos Roncato, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Economista. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa campus Santana do Livramento.

Marco Antonio Roncato

Médico Veterinário (UFSM), Pós-Graduação em Produção, Qualidade e Tecnologias do Leite.

Ana Paula Schervinski Villwock, Engenheira Agrônoma. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria.

Engenheira Agrônoma. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS).

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Roncato, P. E. dos S., Roncato, M. A., & Villwock, A. P. S. (2017). As Fraudes na Cadeia Produtiva do Leite: Um Estudo de Caso na Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul sob a Luz da Nova Economia Institucional. Desenvolvimento Em Questão, 15(38), 295–318. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.295-318

Edição

Seção

Artigos