Sistema de Inovação do Agronegócio Brasileiro? Dualismo estrutural-tecnológico e desafios para o desenvolvimento do país

Autores

  • Eduardo Gelinski Júnior UFPR/UNOESC
  • Armando Dalla Costa UFPR/Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico
  • Flávio de Oliveira Gonçalves UFPR/Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico
  • Rogério Allon Duenhas Observatório da Industria Senai/PR. Pesquisador do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.279-317

Palavras-chave:

Sistema Setorial de Inovação, Agronegócio, Crescimento e Desenvolvimento. Ciência, Tecnologia

Resumo

A investigação da questão da inovação na agricultura brasileira e sua transformação em agronegócios e desenvolvimento para o país é uma tarefa consideravelmente complexa. Para tal, são relatados os cenários de contradições da formação do agronegócio, o paralelismo no segmento tradicional e dual estrutural-tecnológico agrícola e os desafios para o desenvolvimento brasileiro. Fundamenta-se a investigação na dinâmica da teoria neo-schumpeteriana em que  profundas transformações e reestruturações ocorrem devido a interdependências complexas, competição, crescimento econômico e mudança estrutural, sendo a  inovação o link entre componentes estruturais (agentes, redes e instituições) de Sistema de Inovação (SI) para setores, regiões e países. As discussões estão focadas na participação do Estado como agente estratégico do SI e da dinâmica de desenvolvimento. Para isto, aprofundou-se na relevância do agronegócio brasileiro, na questão da inovação como estratégia para mitigar o crescimento econômico concentrado e desigual. Analisa-se também a evolução do sistema de C&T do Brasil e suas relações com o agronegócio. Por fim, são avaliados os dispêndios públicos na agricultura. Concluiu-se que embora possam existir avanços significativos em sistemas produtivos classificados como modernos, a evolução das Politicas de CT&I, a sistemática de organização e coordenação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) e os níveis de evolução dos dispêndios públicos em P&D na agricultura, não asseguram redução do dualismo estrutural-tecnológico, empecilhos relevantes à formação de um SI no agronegócio. E ainda, na dinâmica da economia de mercados os componentes estruturais do agronegócio tendem a investir em inovações nos segmentos mais competitivos vinculados às exportações. Portanto, há  necessidade da presença do Estado, que na economia evolucionária é agente fundamental, articulando  atores, redes, instituições,  buscando desenvolver conhecimentos, mobilizando  recursos, formando mercados, legitimando e influenciando a direção de pesquisas e no desenvolvimento de externalidades positivas, caso contrário, apenas crescimento econômico desigual.

Biografia do Autor

Eduardo Gelinski Júnior, UFPR/UNOESC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UniversidadeFederal do Paraná. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do RioGrande do Sul e Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Armando Dalla Costa, UFPR/Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico

Pós-Doutor em Economia pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens, França. Doutor em História Econômica pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná onde atua no Programa de Pós Graduação emDesenvolvimento Econômico.

Flávio de Oliveira Gonçalves, UFPR/Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico

Pós-Doutor em Dinâmica Industrial na Scuola Superiore Sant´Anna – Itália; Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná onde atua no  Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico.

Rogério Allon Duenhas, Observatório da Industria Senai/PR. Pesquisador do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná.

Doutorem Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, Mestre emDesenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.Pesquisador do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai) do Paraná. E.mail:

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Gelinski Júnior, E., Dalla Costa, A., Gonçalves, F. de O., & Duenhas, R. A. (2014). Sistema de Inovação do Agronegócio Brasileiro? Dualismo estrutural-tecnológico e desafios para o desenvolvimento do país. Desenvolvimento Em Questão, 12(28), 279–317. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.279-317

Edição

Seção

Artigos