Internacionalização do ensino superior: Contribuições das políticas públicas para a região da Amazônia Legal
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.63.16796Palavras-chave:
Ensino superior, Pós-graduação, Assimetrias regionaisResumo
No Brasil, diversas estratégias vêm sendo desenvolvidas com o intuito de promover a internacionalização das instituições de ensino superior por meio de políticas públicas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas voltadas à internacionalização do ensino superior na região amazônica brasileira, a partir de uma revisão sistemática da literatura. Os estudos analisados indicam que a internacionalização nessa região enfrenta desafios significativos, especialmente em função das desigualdades regionais e socioeconômicas que marcam o país. Tais desigualdades dificultam o acesso equitativo às oportunidades de internacionalização, favorecendo a concentração de recursos e benefícios em determinadas áreas geográficas ou instituições. Diante disso, torna-se essencial a formulação de políticas públicas que considerem as especificidades da Amazônia Legal, com estratégias adaptadas à sua realidade, de modo a garantir uma internacionalização mais inclusiva e equilibrada.
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