O papel das capacidades dinâmicas para a cocriação de valor no contexto do empreendedorismo feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2024.60.15726

Palavras-chave:

Cocriação de valor, Capacidades Dinâmicas, Empreendedorismo Feminino

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar como as capacidades dinâmicas contribuem para a cocriação de valor em empreendimentos femininos. Um modelo conceitual foi adaptado e aplicado no ambiente do empreendedorismo feminino, por meio de uma abordagem qualitativa de entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados, descobriu-se que embora as mulheres empreendedoras não visam de maneira intencional estabelecer uma estratégia para cocriar valor com clientes, parceiros e fornecedores, esse é um fato que ocorre naturalmente conforme as demandas do dia a dia, e que se dá pelo engajamento social das mulheres na sociedade. A espontaneidade favorece que as capacidades dinâmicas sejam propulsoras para a cocriação de valor, quando as empreendedoras se orientam para o aprendizado e para o alinhamento de objetivos. Isso pode contribuir para que os empreendimentos pesquisados se sustentem em meio ao dinamismo do mercado. Por outro lado, a fraca organização dos processos dinâmicos impede a obtenção de vantagem competitiva. As empreendedoras que souberem transformar tais recursos em uma estratégia relacional poderão levar seus empreendimentos a um outro patamar no ambiente de negócios.

Biografia do Autor

Flavia Rodrigues Machado Okuyama, Universidade Feevale

Universidade Feevale. Novo Hamburgo/RS, Brasil. http://lattes.cnpq.br/8057945139947175

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Universidade Feevale. Novo Hamburgo/RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5710-1828

Maria Cristina Bohnenberger, Universidade Feevale

Universidade Feevale. Novo Hamburgo/RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4018-1796

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Okuyama, F. R. M., Schmidt, S., & Bohnenberger, M. C. (2024). O papel das capacidades dinâmicas para a cocriação de valor no contexto do empreendedorismo feminino. Desenvolvimento Em Questão, 22(60), e15726. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2024.60.15726

Edição

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Artigos