ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM NUTRIÇÃO ENTERAL EM UM HOSPITAL: Um Relato de Experiência

Autores

  • Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki Unijuí
  • Cleci Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli Unijuí
  • Adriane Huth Unijuí
  • Betina Santos Cassarotti HCI
  • Vanise Andréia Correa Prates HCI
  • Marinez Koller Pettenon Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.617-620

Resumo

O presente relato de experiência visa demonstrar as ações de saúde promovidas por Bolsistas dos Cursos de Nutrição da UNIJUI, junto aos pacientes internados em um Hospital Geral da Região Noroeste de Porte Quatro, que fazem uso de terapia nutricional e nutrição por vias especiais. As ações são realizadas por meio das visitas diárias aos pacientes, consultas aos prontuários de saúde e informações coletadas com a equipe de suporte nutricional. Oportuniza também e mantém uma proximidade entre Universidade e Hospital, favorecendo trocas importantes e essenciais para a formação, atualização e crescimento de ambos os sujeitos envolvidos no processo de cuidar, prestando desta forma, uma assistência qualificada e humanizada a pacientes/indivíduos em uso de sondas/cateteres para alimentação, o qual compreende o cuidado antes, durante e após o procedimento. Contribuindo para a diminuição do índice de morbimortalidade e reinternações hospitalares.

Biografia do Autor

Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki, Unijuí

Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí (RS), Brasil. Departamento de Ciências da Saúde. Presidente do Centro Acadêmico de Nutrição (CANUT). Bolsista Pibex/Unijuí.

 

Cleci Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli, Unijuí

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Unifesp. Mestre em Educação nas Ciências. Docente do Departamento de Ciências da Saúde – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Coordenadora do projeto.

Adriane Huth, Unijuí

Nutricionista. Mestre em Ciências Biológicas. Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Departamento Ciências da Saúde da UNIJUÍ (RS), Brasil.

Betina Santos Cassarotti, HCI

Nutricionista. Graduada em Nutrição pela UNIJUÍ. Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela PUCRS. Nutricionista Clinica do Hospital de Caridade de Ijuí. Nutricionista da EMTN do Hospital de Caridade de Ijuí.

Vanise Andréia Correa Prates, HCI

Nutricionista. Graduada em Nutrição pela UNIJUÍ. Especialista em Administração Hospitalar pela UNOPAR. Especialista em Docência para Formação Pedagógica pela CELER. Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Caridade de Ijuí.

Marinez Koller Pettenon, Unijuí

Enfermeira. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Docente do Curso de Enfermagem do DCSa da Unijuí.

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

Piasetzki, C. T. da R., Rosanelli, C. L. S. P., Huth, A., Cassarotti, B. S., Prates, V. A. C., & Pettenon, M. K. (2013). ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM NUTRIÇÃO ENTERAL EM UM HOSPITAL: Um Relato de Experiência. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 617–620. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.617-620

Edição

Seção

Resumo expandido