REFLEXOS DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ESTOMIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.90-98

Palavras-chave:

estoma; ansiedade; depressão; serviços de saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a autoeficácia, qualidade de vida, ansiedade e depressão em estomizados com câncer colorretal. Método: Estudo transversal realizado com estomizados de um município do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados foi por meio de questionário contendo condições sociodemográficas e escalas de qualidade de vida, autoeficácia geral percebida e hospitalar de ansiedade e depressão. Resultados: A autoeficácia foi satisfatória. O domínio mais elevado da qualidade de vida foi o das relações sociais e o menor, o domínio físico, mas em todos os domínios ela se mostrou satisfatória. Cerca de 24% apresentaram ansiedade e 20% depressão. Houve correlação significativa positiva entre autoeficácia e qualidade de vida. Ansiedade e depressão em separadas e qualidade de vida houve correlação significativa negativa, elevada ansiedade e depressão demonstram baixa qualidade de vida. A correlação de autoeficácia e ansiedade e depressão não foi significativa, existe uma relação de independência entre as variáveis. Conclusão: Os estomizados apresentaram boa autoeficácia; qualidade de vida com média mais elevada no domínio das relações sociais e médias intermediárias nos domínios psicológico, físico e meio ambiente. Quanto à ansiedade e depressão, os escores foram baixos, portanto satisfatórios.

Biografia do Autor

Mariana Fröhlich Alievi, Hospital de Caridade de Ijuí

Enfermeira. Mestre em Atenção Integral à Saúde.

Marli Maria Loro, UNIJUÍ

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ

Ligia Beatriz Bento Franz, UNIJUÍ

Nutricionista. Doutora em Saúde Pública.

Pâmella Pluta, UNIJUÍ

Acadêmica de enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ
Bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Departamento de Ciências da Vida.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Alievi, M. F., Loro, M. M., Franz, L. B. B., Pluta, P., & Kolankiewicz, A. C. B. (2020). REFLEXOS DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ESTOMIZADOS. Revista Contexto & Saúde, 20(41), 90–98. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.90-98

Edição

Seção

Educação & Saúde