MARCADOR INFLAMATÓRIO, CONSUMO DE ENERGIA, FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS EM IDOSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.54-61

Palavras-chave:

Envelhecimento, Sistema imunitário, Dieta

Resumo

Objetivou-se neste estudo avaliar a associação do marcador inflamatório (PCRus) com o consumo de energia, frutas, legumes e verduras em idosos. A pesquisa é do tipo quantitativa descritiva e transversal, realizada no munícipio de Palmeira das Missões, Brasil, com idosos com mais de 60 anos, totalizando uma amostra de 43 idosos. As informações sociodemográficas foram obtidas por meio de entrevista, realizada no domicílio de cada idoso onde foram orientados a comparecer em jejum de 12 horas, em data e horário definidos, em um laboratório de análises clínicas do município, para coleta de sangue e dos dados antropométricos. O presente estudo apresentou maior frequência para nenhum consumo diário de frutas (51,2%) e de legumes e verduras (58,1%), consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) diário abaixo de 3 porções (88,4%) e Proteína C reativa ultrassensível maior que 0,3 mg/dL (51,2 %). Em relação aos dados sociodemográficos, segundo os valores da PCRus, encontrou-se a associação estatisticamente significativa destes com viver sem companheiro (p=0,033). O consumo de energia apresentou-se baixo, bem como a média do consumo de frutas foi inferior a uma porção por dia (0,58 porção/dia) e de legumes e hortaliças (0,51 porção/dia). O mesmo baixo consumo foi verificado quando agrupados em FLV que foi inferior a 3 porções ao dia com uma média de 1,12 porções/dia. A maioria dos idosos apresentava os valores do marcador inflamatório PCRus acima de 0,3 mg/dL. Houve relação estatisticamente significativa entre o PCRus somente com a situação conjugal de viver sem companheiro.

Biografia do Autor

Andrieli de Mello da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Nutrição. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Shelly Westphalen Palma, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista. Mestre em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mariane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista. Mestranda em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Loiva Beatriz Dallepiane, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde:geriatria pela PUCRS. Docente do Departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSM, campus Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Silva, A. de M. da, Palma, S. W., Rosa, M., & Dallepiane, L. B. (2020). MARCADOR INFLAMATÓRIO, CONSUMO DE ENERGIA, FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS EM IDOSOS. Revista Contexto & Saúde, 20(41), 54–61. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.54-61

Edição

Seção

Nutrição & Saúde