AVALIAÇÃO DOS MICRORGANISMOS VIÁVEIS POTENCIALMENTE PATOGÊNICOS EM BIOAEROSSÓIS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
EVALUATION OF POTENTIALLY PATHOGENIC VIABLE MICROORGANISMS IN BIOAEROSOLS OF AN INTENSIVE CARE UNIT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.9729Palabras clave:
Aerossóis, bactéria gram-negativas; Bactéria gram-positiva, levedurasResumen
Bioaerossóis são partículas transportadas pelo ar que se originam de micro-organismos vivos, como bactérias, fungos e vírus e, podem permanecer suspensos e viáveis na corrente de ar por longos períodos de tempo. Seus componentes têm efeitos negativos, especialmente na saúde de pessoas imunocomprometidas. Objetivou-se avaliar a presença de microrganismos viáveis potencialmente patogênicos em bioaerossóis de uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital do noroeste paulista.. Para a pesquisa foram colhidas amostras do ar de locais definidos. Todas as amostras foram cultivadas em Placas de Petri contendo meios seletivos e não seletivos para bactérias e fungos, incubadas à temperatura de 37 ºC por 24-48h para cultivos bacterianos e de 4 a 15 dias para cultivos fúngicos. Posteriormente, foi realizada a avaliação das características das colônias bem como a identificação por métodos bioquímicos convencionas. Os resultados obtidos evidenciaram a presença de leveduras das espécies Candida albicans e Candida spp e bactérias gram-positivas Staphylococcus aureus, S. epidermidis e Micrococcus spp, gram-negativas Escherichia coli e Klebsiella spp. Verificou-se pradrão de resistência a antibióticos em E. coli e Micrococcus spp, S. aureus foi sensível a maioria dos antibióticos, enquanto foi possível observar 100% de sensibilidades para S. epidermidis e Klebsiella spp.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Contexto & Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.