Defrontando-se com a dor do outro – experiências de alunos iniciantes em enfermagem

Autores/as

  • Graziele Strada Sartori Unijuí
  • Michele Soraia da Rocha
  • Nara Marilene Oliveira Girardon Perlini Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.02.31-44

Resumen

Ao prestar cuidados a pessoas que sentem dor os alunos podem ter sentimentos e sensações conflituosos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em enfermagem iniciantes no cuidado desses pacientes. Através do relato de experiências
procura-se discutir os aspectos significativos no cuidado prestado, nos sentimentos experimentados pelas autoras e no processo de cuidar e aprender a ser cuidador. Trata-se de dois depoimentos distintos, narrados em primeira pessoa e analisados separadamente. A interação com a situação de dor e sofrimento despertam o conteúdo humano, manifesto através de sentimentos e sensações como tristeza, ansiedade, projeção ou introjeção do sofrimento e impotência. Evidencia-se o compromisso profissional e ético com o paciente e o desejo de contribuir para o seu bem-estar. O professor é identificado
como fonte geradora de ansiedade por ser alguém que avalia, sendo também suporte emocional e referência para a aprendizagem. A discussão do vivido permite reelaborar as situações e dar significado a elas, compreendendo que o crescimento pessoal e profissional é gradual, se faz através de
experiências quando se aprende a lidar com os próprios sentimentos. O conhecimento e as experiências durante o curso proporcionam crescimento, amadurecimento e autoconfiança, constituindo as bases de sustentação para
a conduta profissional.

Biografía del autor/a

Graziele Strada Sartori, Unijuí

Acadêmica de enfermagem, 5º semestre, Curso de Enfermagem, Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Michele Soraia da Rocha

Acadêmica de enfermagem, 5º semestre, Curso de Enfermagem, Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Nara Marilene Oliveira Girardon Perlini, Unijuí

Orientadora, mestre em Enfermagem, docente do Departamento de Ciências da Saúde (Unijuí).

Publicado

2013-05-27

Cómo citar

Sartori, G. S., Rocha, M. S. da, & Perlini, N. M. O. G. (2013). Defrontando-se com a dor do outro – experiências de alunos iniciantes em enfermagem. Revista Contexto &Amp; Saúde, 2(02), 31–44. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.02.31-44

Número

Sección

Artigos