MAPA FALANTE DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA VOZ DE MÃES CUIDADORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.181-188

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Apoio Social, Relações Mãe-Filho.

Resumo

Objetivo: descrever a rede de apoio institucional acessada por crianças com necessidades especiais de saúde na voz de mães cuidadoras. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com mães cuidadoras de crianças com necessidades especiais de saúde, usuárias de uma Policlínica Infantil localizada na fronteira oeste do Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio da dinâmica de criatividade e sensibilidade Mapa Falante, com a metáfora do desenho para a produção dos dados. A produção dos dados foi realizada no espaço domiciliar, as falas foram áudio gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise de discurso pecheutiana. Resultados: na perspectiva das mães cuidadoras as crianças que possuem necessidades especiais de saúde necessitam de uma ampla rede de apoio social, representada pelas redes institucionais e sociais que fazem parte do dia a dia de seus filhos. No discurso dessas mulheres observou-se ainda a dificuldade de inclusão das crianças na sociedade, devido a presença dos tabus sociais da necessidade especial de cuidados a saúde. As mães são cuidadoras principais, exclusivas e os cuidados em alguns momentos é compartilhado com outros membros do núcleo familiar. Conclusões: o cuidado solitário, compartilhado em alguns momentos é evidenciado no discurso das mães cuidadoras. A dificuldade de inserção da criança na escola, a diversidade de serviços de saúde requeridos também aparecem na produção artística e nas enunciações dessas mulheres. O discurso denota a importância dos cuidados de enfermagem, para o preparo da família dessas crianças para a continuidade dos cuidados no espaço domiciliar.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2008). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2010). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Especialista em Saúde do Adolescente (UnYleYa/2017). Especialista em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal pela (UnYleYa/2017). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (2017). Professora Assistente nível II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Possui experiência no campo da enfermagem pediátrica, com ênfase nas crianças com necessidades especiais em saúde (CRIANES) e saúde do adolescente.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Silveira, A. da, & Benites Nicorena, B. P. (2020). MAPA FALANTE DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA VOZ DE MÃES CUIDADORAS. Revista Contexto & Saúde, 20(40), 181–188. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.181-188

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática