Comportamento alimentar dos estudantes da educação de jovens e adultos de 18 a 24 anos em uma escola na cidade de são leopoldo/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.9-14Keywords:
Comportamento alimentar, estudantes, educação de jovens e adultosAbstract
Objetivo: O objetivo do estudo foi demonstrar o comportamento alimentar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de 18 a 24 anos em uma escola na cidade de São Leopoldo/ RS. Metodologia: Participaram do estudo 37 alunos de ambos os sexos, de 18 a 24 anos de idade, de todas as etapas da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, para os quais foi aplicado um questionário abordando o consumo de alimentos. Todos os estudantes foram convidados a participar do estudo. Para tanto, foram esclarecidos sobre os procedimentos do estudo e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados utilizaram-se a estatística descritiva e o teste do qui-quadrado. Resultados: No consumo de frutas e/ou copos de suco natural contatou-se um pequeno consumo de 1 a 2 frutas ou copos de suco, essa pequena quantidade também deu-se no consumo de verduras, legumes e grãos. O consumo de carboidratos em ambos os sexos dá-se de maneira elevada de 1 a 5 colheres no sexo feminino e 6 a 10 no sexo masculino. O consumo de proteínas na maioria das alunas ocorre de 1 a 5 pedaços e com os alunos mais de 2 pedaços, a maioria em ambos os sexos retira a gordura das carnes e não costumam colocar mais sal na comida que está no prato. Há um pequeno consumo de água e álcool em ambos os sexos.
Conclusão: O estudo mostrou que a alimentação dos educandos pode ser melhorada através de um consumo mais significativo de água, frutas, verduras e grãos e o consumo de frituras, embutidos (mortadela e lingüiça), doces, balas e bolos deve ser diminuído, procurando evitar a troca das refeições por lanches.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.