MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO POR IDOSOS DO MUNICÍPIO DE PALHOÇA-SC
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.53-58Abstract
Introdução: Sabe-se que a expectativa de vida vem aumentando nas últimas décadas e concomitantemente vêm crescendo as recomendações para um estilo de vida mais saudável por parte dos idosos. Dentre estas recomendações está a prática de exercícios físicos como a musculação que, tem chamado a atenção em função das crescentes evidências sobre seus benefícios nesta população. Porém, há carência de estudos na literatura que demonstrem qual a motivação dos idosos para a prática da musculação. Objetivo: Investigar qual a motivação para a prática da musculação em idosos do município de Palhoça. Métodos: Pesquisa aplicada, quantitativa, do tipo descritiva, de levantamento e com corte transversal. A amostra foi do tipo não probabilística por conveniência, composta por idosos praticantes de musculação no município de Palhoça. Para análise da motivação para a prática da musculação foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física e Esporte (IMPRAFE-54). O instrumento contém 54 perguntas divididas em cinco domínios controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. Resultados: Foram avaliados 24 idosos com de idade de 61,2(±4,9) anos, praticantes de musculação a 10,3 (±10,7) anos e que frequentam a academia em média 4,3 (±1,1) dias por semana. Quando analisados de forma geral dimensão que mais motiva os idosos para prática da musculação é a saúde, em detrimento da dimensão competitividade que foi a menos citada pelos avaliados. Quando comparadas as dimensões motivacionais entre homens e mulheres idosas, não houve diferença significativa entre nenhuma dimensão. A ordem das dimensões motivacionais em também foi a mesma para homens e mulheres: saúde seguido pelo controle de estresse, estética, sociabilidade, prazer e competitividade. Conclusão: A principal motivação para a prática da musculação em idosos do município de Palhoça foi a dimensão saúde, já a dimensão menos motivante para esta prática é a competitividade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.