PACIENTES EM CONDIÇÕES CRÔNICAS DE SAÚDE: COTIDIANO DE CUIDADO DOMICILIAR

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Natalia Barrionuevo Favero Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.
  • Júlia Heinz da Silva Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.
  • Daniele Prochinski Rodrigues Universidade Federal do Pampa de /UNIPAMPA.
  • Ana Paula Castro Caurio Universidade Federal do Pampa de /UNIPAMPA.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.39-45

Palavras-chave:

Doença Crônica. Enfermagem. Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Objetivo: Descrever o cuidado domiciliar no cotidiano de pacientes que vivem em condições crônicas de saúde. Metodologia: Estudo com abordagem qualitativa, do tipo descritivo, exploratório e documental. A coleta de dados foi mediada pela entrevista semiestruturada, gravada em mídia digital, com 15 participantes. As enunciações foram analisadas a partir da categorização temática. Resultados: As mudanças no estilo de vida, hábitos alimentares, ingestão de medicações e o controle de glicemia e pressão arterial são enaltecidos no cotidiano de cuidado dos pacientes que vivem em condições crônicas. Conclusão: O cotidiano desses pacientes é permeado pela necessidade da mudança para a melhoria das condições de saúde. As dificuldades de adesão ao tratamento medicamentoso e a mudança de hábitos alimentares tem influência dos aspectos culturais e regionais. Recomenda-se ações de educação em saúde que possam incorporar o paciente e sua família, para que ocorra um comprometimento coletivo para a mudança de hábitos. 

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2008). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2010). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Especialista em Saúde do Adolescente (UnYleYa/2017). Especialista em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal pela (UnYleYa/2017). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (2017). Professora Assistente nível II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Possui experiência no campo da enfermagem pediátrica, com ênfase nas crianças com necessidades especiais em saúde (CRIANES) e saúde do adolescente.

Natalia Barrionuevo Favero, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Júlia Heinz da Silva, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Daniele Prochinski Rodrigues, Universidade Federal do Pampa de /UNIPAMPA.

Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Pampa de /UNIPAMPA.

Ana Paula Castro Caurio, Universidade Federal do Pampa de /UNIPAMPA.

Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Pampa de /UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Silveira, A. da, Favero, N. B., da Silva, J. H., Rodrigues, D. P., & Caurio, A. P. C. (2019). PACIENTES EM CONDIÇÕES CRÔNICAS DE SAÚDE: COTIDIANO DE CUIDADO DOMICILIAR. Revista Contexto &Amp; Saúde, 19(36), 39–45. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.39-45

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática