REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO: DO FLORESCIMENTO DA PROFISSÃO AO CONTEXTO ATUAL DA FORMAÇÃO

Autores

  • Sônia Teresinha DeNegri Universidade Federal de Pelotas
  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal de Pelotas
  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.75-84

Palavras-chave:

Nutricionista. Profissional da saúde. História da Nutrição.

Resumo

Objetivou-se abordar aspectos históricos da Nutrição no Brasil, desde o florescimento da profissão de nutricionista até os desafios no contexto atual. É uma pesquisa de enfoque reflexivo, a partir da produção em obras clássicas e artigos científicos. Desde o início, a Nutrição vinculou-se ao caráter biologista frente ao binômio desnutrição-nutrição e saúde, com atuação em ambiente hospitalar. Aos poucos, o nutricionista foi conquistando outros espaços sociais. Estimula-se à interlocução com outras ciências, contribuindo à expansão da profissão. Os desafios são necessários, visando formar profissionais com perfil generalista, humanista e crítico, contribuindo à segurança alimentar da população.

Biografia do Autor

Sônia Teresinha DeNegri, Universidade Federal de Pelotas

Nutricionista pela Unisinos, Licenciatura em Nutrição pela FSJT, Mestre em Educação pela PUCRS, Doutoranda do PPG- Enfermagem da UFPel, Professor Adjunto do Departamento de Nutrição da UFPel.

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira  pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPEL

Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira pela UNIJUí/RS, mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria/RS e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

DeNegri, S. T., Amestoy, S. C., & Heck, R. M. (2017). REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO: DO FLORESCIMENTO DA PROFISSÃO AO CONTEXTO ATUAL DA FORMAÇÃO. Revista Contexto & Saúde, 17(32), 75–84. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.75-84

Edição

Seção

Educação & Saúde