TEATRO EM SALA DE ESPERA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA FALAR SOBRE O HIV
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.186-192Keywords:
Educação em saúde, Atenção primária à saúde, Síndrome de Imunideficiência Adquirida, Enfermagem.Abstract
O objetivo deste trabalho é relatar a realização de uma atividade de educação em saúde em sala de espera sobre o tema HIV. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida em uma unidade básica de saúde composta por duas ESF. A atividade durou cerca de 30 minutos e participaram cerca de 50 pessoas. As atividades educativas em saúde favorecem a emancipação e colaboram para a autonomia do usuário, possibilitando que esse seja protagonista no cuidado a sua saúde. Atividades desenvolvidas sob esta perspectiva tornam-se fundamentais para atingir a os princípios do SUS. Com o tema “viver com HIV é possível, com o preconceito não”, foi realizada uma peça teatral em sala de espera como estratégia de educação em saúde. Ao adotar o teatro como estratégia de educação em saúde, objetiva-se o compartilhamento de saberes com o usuário visando o empoderamento, o que possibilita torna-lo ativo em seu processo de cuidado por meio da valorização de suas vivências e conhecimentos. Para as acadêmicas as atividades realizadas constituíram-se de uma nova experiência, oportunizando troca de saberes, aprendizado e momentos de descontração. O teatro, como estratégia de educação em saúde, pode ser inserido nas práticas assistenciais na atenção primária à saúde como um meio de deixar mais atrativos os temas de saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.