PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA FARMÁCIA MUNICIPAL DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.36-46Keywords:
Planejamento Estratégico Situacional, Relato de Experiência, Serviços Comunitários de FarmáciaAbstract
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de elaboração de um Plano Operativo (PO), desenvolvido com a finalidade de qualificar a Assistência Farmacêutica (AF) da Farmácia Municipal de Canguçu, Rio Grande do Sul. Trata-se de um relato e uma reflexão sobre uma atividade prática e colaborativa, com vistas à aplicação futura na Farmácia Municipal. O autor deste relato não se coloca apenas como observador, mas como propositor e membro da equipe que elaborou o plano de intervenção na realidade da AF do município. São apresentados os passos da construção de um PO, visando proporcionar direcionalidade à gestão a fim de intervir em uma realidade sobre a qual não é possível ter total controle. As informações apresentadas neste artigo foram obtidas através das oficinas de construção do PO e de referências bibliográficas. As oficinas, divididas em quatro etapas, contaram com a participação de diferentes atores que trabalham na Prefeitura Municipal de Canguçu, em funções relacionadas ao objetivo desse estudo. Após a elaboração do PO houve a constatação que a desatualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, que não estava de acordo com o perfil epidemiológico dos cidadãos canguçuenses, o que tem elevado o número de processos judiciais contra o estado e/ou município nos últimos anos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para a qualificação da AF na Atenção Básica do município fomentando o uso diário da ferramenta Planejamento Estratégico Situacional para a identificação de problemas, com a participação dos diversos atores envolvidos no atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.