PROCEDIMENTOS RELACIONADOS AO USO DE INSULINA POR PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO I E TIPO II
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.44-53Keywords:
O objetivo deste estudo foi verificar a forma de utilização da insulina e os fatores relacionados a este tratamento, e identificar reações adversas decorrentes do uso de insulina e potencial contribuição do farmacêutico. A pesquisa de caráter qualitativoAbstract
O objetivo deste estudo foi verificar a forma de utilização da insulina e os fatores relacionados a este tratamento, e identificar reações adversas decorrentes do uso de insulina e potencial contribuição do farmacêutico. A pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo foi realizada a partir de instrumento de coleta de dados, e entrevista à usuários portadores de DM tipo I e II que utilizam insulina e a retiram na farmácia municipal de Panambi/RS. Os resultados deste estudo demonstram algumas falhas no tratamento com insulina, no domínio correto da técnica de aplicação, bem como no rodízio dos locais de aplicação, dentre as quais destaca-se a reutilização do conjunto seringa/agulha, além do preconizado na literatura pesquisada, bem como, a realização de assepsia da agulha utilizando algodão com álcool. Verificou-se ainda desconhecimento da maioria dos entrevistados quanto ao possível armazenamento da insulina em uso à temperatura ambiente, e o desconhecimento de hipoglicemia como uma reação adversa por alguns entrevistados. Dessa maneira, visto que alguns dos procedimentos realizados pelos usuários não estão de acordo com o preconizado, cabe aos profissionais da saúde, estar em constantes atualizações, a fim de orientar corretamente os usuários, já que o uso correto da insulina é de fundamental importância para que se tenha um bom controle da doença. Para isso, é necessário um envolvimento do paciente e de profissionais da área da saúde, destacando o médico endocrinologista e o farmacêutico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.