A TRAJETÓRIA DE UMA FAMÍLIA NO ADOECIMENTO E MORTE DE UM FAMILIAR POR CÂNCER: compromisso e solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.12.49-58Abstract
O câncer é uma doença experienciada por toda a família e nãoapenas pelo indivíduo diagnosticado. A experiência muda no decorrer do tempo e conforme as várias fases do processo do adoecimento. Neste estudo buscamos conhecer como a família vivencia a trajetória de adoecimento e morte de um dos seus integrantes por câncer, descrever a dinâmica e as necessidades da família nesse processo e a forma como esta lida com a morte do familiar, adotando uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O genograma e o ecomapa da família e a entrevista semi-estruturada foram os instrumentos empregados. Participaram do estudo seis integrantes de uma família. A análise de conteúdo permitiu a elaboração de uma categoria temática – “As interfaces do adoecimento e morte de um familiar por câncer” –, a qual se subdivide em cinco subcategorias que descrevem os movimentos da família no decorrer da trajetória: percebendo sinais de anormalidade, buscando ajuda profissional e iniciando o tratamento; as reações dos familiares diante do diagnóstico, enfrentando a nova situação e organizando-se para o cuidado; mantendo o funcionamento da família, cuidando até a morte e vivendo a perda do familiar. A trajetória da família é pautada pelo compromisso e solidariedade com a pessoa doente e com os demais familiares. Há um compartilhar de responsabilidades e emoções vividas de acordo com os significados que a experiência tem para cada membro da família em particular.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.