Comportamento alimentar dos estudantes da educação de jovens e adultos de 18 a 24 anos em uma escola na cidade de são leopoldo/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.9-14Palavras-chave:
Comportamento alimentar, estudantes, educação de jovens e adultosResumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi demonstrar o comportamento alimentar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de 18 a 24 anos em uma escola na cidade de São Leopoldo/ RS. Metodologia: Participaram do estudo 37 alunos de ambos os sexos, de 18 a 24 anos de idade, de todas as etapas da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, para os quais foi aplicado um questionário abordando o consumo de alimentos. Todos os estudantes foram convidados a participar do estudo. Para tanto, foram esclarecidos sobre os procedimentos do estudo e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados utilizaram-se a estatística descritiva e o teste do qui-quadrado. Resultados: No consumo de frutas e/ou copos de suco natural contatou-se um pequeno consumo de 1 a 2 frutas ou copos de suco, essa pequena quantidade também deu-se no consumo de verduras, legumes e grãos. O consumo de carboidratos em ambos os sexos dá-se de maneira elevada de 1 a 5 colheres no sexo feminino e 6 a 10 no sexo masculino. O consumo de proteínas na maioria das alunas ocorre de 1 a 5 pedaços e com os alunos mais de 2 pedaços, a maioria em ambos os sexos retira a gordura das carnes e não costumam colocar mais sal na comida que está no prato. Há um pequeno consumo de água e álcool em ambos os sexos.
Conclusão: O estudo mostrou que a alimentação dos educandos pode ser melhorada através de um consumo mais significativo de água, frutas, verduras e grãos e o consumo de frituras, embutidos (mortadela e lingüiça), doces, balas e bolos deve ser diminuído, procurando evitar a troca das refeições por lanches.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.