PRÁTICAS E ESTÁGIOS DE ODONTOLOGIA COMO ESTRATÉGIAS DE MUDANÇAS PARA FORMAÇÃO NO SUS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.191-199Palavras-chave:
Formação profissional; Odontologia; Sistema Único de SaúdeResumo
Este estudo buscou analisar as atividades desenvolvidas nos estágios e práticas do curso de graduação em Odontologia de uma instituição pública federal de ensino superior, inserido nos programas Pró- Saúde (Programa Nacional da Formação em Saúde) e PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde). Foram analisados o Estágio de Odontologia Coletiva II e o Estágio não curricular do PET-Saúde/Rede de Atenção à Saúde, por meio da descrição das atividades de formação profissional, vivenciadas no Sistema Único de Saúde (SUS), sob a perspectiva do preceptor. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e triangulação de dados, por meio, da análise documental do projeto político pedagógico do curso e do guia do estágio, a observação participante no campo de estágio e análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas com preceptores dos estágios. Os resultados demonstraram o predomínio da formação orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a contribuição dos programas citados na integração ensino-serviço-comunidade, favorecendo a implementação das DCN nos cenários de prática. A interprofissionalidade, entretanto, encontra-se incipiente, sendo observada a falta de clareza e de disposição dos atores envolvidos para desenvolvê-la. A pesquisa indicou que a realização dos estágios trouxe aos estudantes, oportunidades de aprendizagem, reflexão e compreensão do SUS.
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