ENFERMEIRO DE BORDO A ASSISTÊNCIA EM OBSTETRÍCIA NO TRANSPORTE AEROMÉDICO: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.104-110Palavras-chave:
Transporte Aéreo de Pacientes, Enfermagem de bordo, Processo gravídicoResumo
A presente revisão objetivou-se, identificar as principais atribuições do profissional enfermeiro de bordo durante o transporte aéromédico e sua dinâmica assistencial no processo gravidico em remoção. A matriz metodológica, tratou-se de um estudo descritivo exploratório qualitativa através de uma revisão narrativa de literatura, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais: SCIELO, LILACS, BIREME, BVS, publicados entre os anos de 2013 ao primeiro semestre de 2018, o recorte temporal justifica-se pela escassez de literatura na dimensões proposta desta temática, dessa forma, na última fase de seleção, realizada a leitura integral de todos os manuscritos, e amostra final constituída por 16 textos científicos. Os principais resultados evidenciados apontam eixos da temática analisada, o papel do enfermeiro de bordo no atendimento pré-hospitalar durante o transporte aeromédico, avaliação as condições do paciente em processo gravídico, com eximia assistência por meio de protocolos, além de habilidade e capacitação necessária para a remoção e intercorrências em voo. Portanto transporte aeromédico é uma atividade em desenvolvimento no Brasil, e sua temática deve ser aprofundada para o seu conhecimento especifico, corroborando a rápidas intervenções no processo de remoção de paciente e estado crítico de emergência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.