SISTEMATIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA A LUZ DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.174-185Palavras-chave:
Avaliação, avaliação da aprendizagem, processo de enfermagem, práticas docentes.Resumo
Considerando a perspectiva de ensinar/aprender/avaliar como processo relacional com o mundo, faz necessário que os docentes pensem em novas e diversas estratégias para ensinar e analisar. Nesta vertente, este estudo objetiva propor um modelo de avaliação do ensino de forma sistematizada, com base no Processo de Enfermagem (PE). Para fomentar este estudo, foi realizada uma revisão da literatura. A Sistematização da Avaliação do Ensino (SAE) sugerida vem se estabelecer como um método que visa a substanciar o olhar docente pela ótica da integralidade em que cada aluno se insere na conjuntura educativa. Contempla cinco etapas inter-relacionadas: Histórico do aluno, avaliação diagnóstica, planejamento das estratégias de ensino, implementação das estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem. A autorregulação ainda se constitui um desafio à prática docente, pois se refere a um processo de avaliação das situações de aprendizagem utilizado para direcionar a construção dos saberes. A SAE, proposta neste estudo, contempla uma avaliação que direciona um ensino significativo ao aluno contribuindo para um processo relacional de ensino e aprendizagem emancipatória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.