SISTEMATIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA A LUZ DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Gleidson Monteiro dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Gésica Kelly da Silva Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Gidelson Gabriel Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Kátia Silva Cunha Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Calligaris Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.174-185

Palavras-chave:

Avaliação, avaliação da aprendizagem, processo de enfermagem, práticas docentes.

Resumo

Considerando a perspectiva de ensinar/aprender/avaliar como processo relacional com o mundo, faz necessário que os docentes pensem em novas e diversas estratégias para ensinar e analisar. Nesta vertente, este estudo objetiva propor um modelo de avaliação do ensino de forma sistematizada, com base no Processo de Enfermagem (PE). Para fomentar este estudo, foi realizada uma revisão da literatura. A Sistematização da Avaliação do Ensino (SAE) sugerida vem se estabelecer como um método que visa a substanciar o olhar docente pela ótica da integralidade em que cada aluno se insere na conjuntura educativa. Contempla cinco etapas inter-relacionadas: Histórico do aluno, avaliação diagnóstica, planejamento das estratégias de ensino, implementação das estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem. A autorregulação ainda se constitui um desafio à prática docente, pois se refere a um processo de avaliação das situações de aprendizagem utilizado para direcionar a construção dos saberes. A SAE, proposta neste estudo, contempla uma avaliação que direciona um ensino significativo ao aluno contribuindo para um processo relacional de ensino e aprendizagem emancipatória.

Biografia do Autor

Gleidson Monteiro dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Enfermagem, Pós-graduado em Terapia Intensiva e em Urgência e Emergência, Pós-graduando em Cardiologia e Hemodinâmica, Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Caruaru (PE), Brasil.

Gésica Kelly da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem. Especialista em urgência e emergência. Pós graduanda em ginecologia e obstetrícia, Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - CAA). Caruaru (PE), Brasil.

Gidelson Gabriel Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Pós graduando em ginecologia e obstetrícia, especialista em Auditoria em Serviços de Saúde, graduado em Enfermagem, docente e supervisor de estágios do curso de enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ipojuca UNIFAVIP|DeVry. Caruaru (PE), Brasil.

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta III da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) e do Programa de Pós-graduação em educação, Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e do Núcleo de Formação Docente no Centro Acadêmico do Agreste.

Kátia Calligaris Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

dos Santos, G. M., da Silva Oliveira, G. K., Gomes, G. G., Cunha, K. S., & Rodrigues, K. C. (2017). SISTEMATIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA A LUZ DO PROCESSO DE ENFERMAGEM. Revista Contexto &Amp; Saúde, 17(33), 174–185. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.174-185

Edição

Seção

Educação & Saúde