FORMAS DE TRANSMISSÃO DO HIV: CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA E FATORES ASSOCIADOS.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.58-68Palavras-chave:
saúde coletiva, fisioterapiaResumo
A investigação avaliou o nível de conhecimento insatisfatório quanto às formas de transmissão do vírus HIV e possíveis fatores associados em acadêmicos de um curso de fisioterapia. Foram utilizados questionários autoaplicáveis, compostos de 32 questões, divididas em sociodemográficas, educacionais, de acesso à informação e relativas às possíveis formas de transmissão do vírus HIV. Participaram do estudo 296 acadêmicos, com predomínio do sexo feminino (86,5%) e com idade ≤ 21 anos (54,7%). Ainda, encontraram-se maiores frequência de brancos, solteiros e com renda ≤ 5 salários mínimos. Quanto à educação e acesso, a maior parte estudou em escola pública (73,3%), possuía acesso à internet 96,6% e leram ≤ 2 livros no último ano 53,4%. Conhecimento insatisfatório sobre as formas de transmissão do HIV esteve associado aos mais jovens, solteiros, com <50% das disciplinas do curso concluídas e sem hábito regular de leitura. Por fim, na análise ajustada, apresentar idade ≤ 21 anos (RP=1,97) e ter lido ≤ 2 livros no último ano (RP=1,40) mantiveram associação significativa (p<0,05) com o desfecho. Diante deste cenário, palestras e incentivo à leitura surgem como algumas das propostas para melhorar o conhecimento técnico dos acadêmicos de fisioterapia, demais estudantes ou profissionais da área da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.