ANÁLISE DA ALIMENTAÇÃO OFERECIDA PARA CRIANÇAS EM UMA CRECHE MUNICIPAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Aline Sobreira Bezerra Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda de Bona Coradi

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.56-69

Palavras-chave:

Alimentação da Criança, Alimentação Escolar, Planejamento de Cardápio, Saúde da Criança.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar as refeições servidas às crianças de sete meses (7) a cinco (5) anos de idade, matriculadas em uma creche municipal do Rio Grande do Sul, tendo como foco as necessidades nutricionais de acordo com a faixa etária e o nível de aceitação do cardápio oferecido. Trabalhou-se com o cardápio servido durante a semana e o porcionamento para cada faixa etária. Como referência para avaliar a oferta de nutrientes às crianças, utilizou-se as recomendações de macro e micronutrientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os resultados demonstraram que para os alunos do berçário houve deficiência de vitamina A e de sódio, para o maternal houve deficiência de vitamina A e de cálcio e para os pré-escolares houve deficiência na maior parte dos nutrientes ofertados no cardápio, exceto para proteína, vitamina C e ferro. A inadequação dos cardápios propostos pode ser justificada pelo planejamento incorreto, tanto do ponto de vista dos alimentos escolhidos quanto pelo dimensionamento das quantidades ofertadas e pela ausência de fichas técnicas e treinamento para os manipuladores.

Biografia do Autor

Aline Sobreira Bezerra, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) em 1998. Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Suporte e Terapia Nutricional pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (CESANTA). Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde e Nutrição Aplicada; Saúde Coletiva; Caracterização de Compostos Antioxidantes e Avaliação na Saúde; Caracterização química de Grãos por HPLC e técnicas afins; Compostos Bioativos; Estudo da Atividade Antioxidante de Plantas Medicinais. Foi professora substituta do Instituto Federal Farroupilha/Campus Júlio de Castilhos, ministrando as disciplinas de Bromatologia, Leite e Derivados, Tecnologia dos Alimentos e Segurança do Trabalho aos cursos Técnico em Alimentos e Agropecuária Integrado. Atualmente é professora Adjunta no curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões/RS.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Bezerra, A. S., & Coradi, F. de B. (2016). ANÁLISE DA ALIMENTAÇÃO OFERECIDA PARA CRIANÇAS EM UMA CRECHE MUNICIPAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Contexto & Saúde, 16(31), 56–69. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.56-69

Edição

Seção

Nutrição & Saúde