GRUPO DE SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.58-65Palavras-chave:
Saúde mental, Serviços de saúde, Enfermagem, Saúde da família, Grupo de Autoajuda.Resumo
Os transtornos mentais constituem um grave problema de saúde mental em âmbito mundial e afetam pessoas de todas as idades, culturas e níveis socioeconômicos. Dentre as inúmeras estratégias de apoio, de inserção e de estímulo à continuidade ao tratamento de pessoas com transtornos mentais, destacam-se os grupos na comunidade. Este estudo relata a experiência de uma acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculada ao Projeto de Extensão ESF Pitoresca-Grupo Evolução, no período de 2014 e 2015. Evidenciou-se que os transtornos mentais que acometem com mais frequência os usuários do grupo são os de ansiedade, esquizofrenia, depressão e transtorno afetivo bipolar. Dessa maneira, a equipe da ESF Pitoresca, juntamente com a Universidade, entende essa atividade como uma ação que contribui no atendimento em saúde mental, sendo uma atividade que reinventa a vida em seu aspecto mais cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.