PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ O SEXTO MÊS NO MUNICÍPIO DE MAMONAS-MG EM 2013
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.81-90Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Alimentação ao peito, Amamentação.Resumo
Este é um estudo descritivo, exploratório, transversal de abordagem quantitativa com objetivo de investigar a prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo até o sexto mês de vida no municipio de Mamonas/MG. A amostra foi composta por 33 lactantes cadastradas nas ESFs. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aplicado no período de março a abril de 2014. Os resultados obtidos mostraram que as lactantes tinham entre 18 e 40 anos, 54,55% casadas, 48,49% parda, 60,61% com 2º grau completo, 45,46% domésticas, 60,70% com renda familiar inferior a um salário mínimo e 39,40% único filho. A prevalência de aleitamento materno exclusivo identificada no ano de 2013 foi de 51,52%. Concluiu-se que o tempo de amamentação exclusiva é satisfatório e condizente com o recomendado pelo Ministério da Saúde, uma vez que a maioria das lactantes conseguiu manter o tempo de aleitamento de forma exclusiva até o sexto mês de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.