ÍNDICE DE QUALIDADE DA DIETA DE FREQUENTADORES DE ACADEMIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.2-8Palavras-chave:
índice de qualidade da dieta, nutrição, atividade física.Resumo
Introdução: um adequado consumo energético e nutricional é essencial para manter a perfomance, a composição corporal e a saúde dos indivíduos praticantes de atividade física. Objetivo: avaliar o Índice de Qualidade da Dieta, de indivíduos de ambos os sexos freqüentadores de academia, relacionando com atividade física. Método: estudo quantitativo descritivo, avaliado conforme método Recordatório 24 horas. Para análise dos dados coletados utilizou-se o software de avaliação da composição química dos alimentos Diet Pro versão 5.5i, e posteriormente avaliado conforme os escores do Índice da Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R). O índice foi obtido por uma pontuação distribuída em dez componentes que caracterizam diferentes aspectos de uma dieta saudável. Resultados: o valor médio do Índice de Qualidade da Dieta foi de 45, sendo 59% do sexo feminino e 41% do sexo masculino com 18% dos indivíduos apresentando dieta saudável, 57% seguindo uma dieta que necessita de modificações, e 25% seguindo uma dieta inadequada. Discussão: observa-se que o número de indivíduos do sexo feminino foi maior que do sexo masculino, devido à maior importância que as mulheres dão em praticar alguma atividade física. Conclusão: após a realização da pesquisa pode-se constatar que a dieta dos atletas estudados está inadequada tanto para a manutenção da saúde quanto para o seu desempenho físico. Uma dieta diversificada e balanceada pode influenciar positivamente no desempenho do praticante de atividade física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.