CONTAMINAÇÃO DE CARNE BOVINA MOÍDA POR Escherichia coli e Salmonella sp.

Autores

  • Juliana Raquel da Silva Damer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Eugenio Dill Universidade Federal de Santa Maria
  • Aldoir de Almeida Gusmão Universidade Federal de Santa Maria
  • Terimar Ruoso Moresco Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.20-27

Palavras-chave:

carne, coliformes, Escherichia coli, contaminação, Salmonella

Resumo

Toxi-infecções alimentares ocorrem após ingesta de alimentos/água contaminados com microrganismos patogênicos e/ou suas toxinas. As carnes, alimentos ricos em nutrientes, são verdadeiros meios de cultura para o crescimento microbiano. Os objetivos desta pesquisa foram quantificar os indicadores de qualidade higiênica e detectar a presença de Salmonella sp. em amostras de carne bovina moída, comercializadas no noroeste do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a metodologia descrita pela APHA 2001. As amostras foram adquiridas nos pontos de venda, acondicionadas em caixas isotérmicas e transportadas até o Laboratório de microbiologia da UFSM, Campus de Palmeira das Missões. Realizou-se contagens de coliformes totais, termotolerantes e de E. coli em NMP, e investigação da presença de Salmonella sp. Foram analisadas 14 amostras de carne moída, todas contaminadas por coliformes totais e termotolerantes, indicando precárias condições de higiene no processamento. Contagens de E. coli foram positivas para 85,71% das amostras, e em 14,28% foi detectada a presença de Salmonella spp. representando sérios riscos à saúde da população consumidora. Os resultados descritos reforçam que há necessidade de maior fiscalização pelos órgãos competentes, bem como treinamentos para manipuladores de alimentos, visando diminuir os índices de contaminação e os riscos que a população possa ser exposta.

Biografia do Autor

Juliana Raquel da Silva Damer, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica (URI), pós graduanda do curso de Especialização em Microbiologia dos Alimentos (FEEVALE) e graduanda do curso de Nutrição Departamento de Ciências da Saúde - CESNORS (UFSM). Aluna de Iniciação Científica.

 

Ricardo Eugenio Dill, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico em Ciências Biológicas Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas - CESNORS (UFSM), Tecnólogo em Agroindústria (UERGS).

Aldoir de Almeida Gusmão, Universidade Federal de Santa Maria

Técnico de laboratório da UFSM,

Técnólogo em Gestão Pública (Uninter).

Terimar Ruoso Moresco, Universidade Federal de Santa Maria

Coordenadora do Laboratório de Microbiologia Professora do Depto de Ciências da Saúde

Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2014-10-03

Como Citar

da Silva Damer, J. R., Dill, R. E., Gusmão, A. de A., & Moresco, T. R. (2014). CONTAMINAÇÃO DE CARNE BOVINA MOÍDA POR Escherichia coli e Salmonella sp. Revista Contexto & Saúde, 14(26), 20–27. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.20-27

Edição

Seção

Artigos