O ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO IDOSO PORTADOR DE ALZHEIMER: Relato de Experiência na Atenção Básica
Resumo
Objetivos: o objetivo geral desse trabalho é descrever as atividades desenvolvidas no âmbito acadêmico, noAcompanhamento Terapêutico (AT) a um idoso portador de Alzheimer. Método: trata-se de um relato de experiência,construído a partir das vivências acadêmicas oportunizadas pela disciplina de Saúde Coletiva III, do Curso deEnfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Buscou-se uma adaptação ao contexto de vida do idoso com a elaboração de um Plano Terapêutico Singular, desenvolvido por meio de visitas domiciliares que perfizeram durante os meses de junho a julho de 2008. Resultados: a prática do AT, na Atenção Básica, demonstrou ser uma forma do enfermeiro atuar como um modelo e estímulo para o paciente e gerar oportunidades de promover a educação em saúde e incentivar o resgate da porção saudável e vital do sujeito. Considerações Finais: o enfermeiro deve incorporar práticas que aproximem e favoreçam a qualidade da relação entre profissional-paciente.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).